Programa Surdocegos em Ação - SEPED

     O projeto “Pessoas com Surdocegueira e com Deficiência Múltipla Sensorial: Ações para Melhorar a Qualidade de Vida, Resgate de Autoestima, qualificação e requalificação profissional” visa capacitar e favorecer o desenvolvimento de pessoas com Surdocegueira congênita e adquirida, pessoas com Deficiência Múltipla Sensorial, para inserção no mundo do trabalho, ou para ampliar ou gerar renda da família, bem como a autonomia e independência para gerir seu futuro de forma ativa.

 

     Este programa é único no Estado de São Paulo  na estrutura aqui apresentada, que visa atingir e trabalhar com a população com surdocegueira congênita e adquirida e das pessoas com deficiência múltipla sensorial – visual e deficiência múltipla sensorial – auditiva na faixa etária de acima de 16 anos, contemplando e atendendo as necessidades dos diferentes sistemas de comunicação, bem como estar de acordo com plano viver sem limites no que tange as ações de Assistência Social com Centro de Convivência para pessoas com maiores comprometimentos. Esse serviço é referência para outras instituições da América Latina como Peru, Colômbia e Bolívia.

     A nossa população envolve pessoas que nunca tiveram muitas vezes acesso a nenhum atendimento de reabilitação ou educacional com grandes necessidades em comunicação, sendo que este tópico envolve as mais diferenciadas formas de comunicação e atuação como: libras tátil, Tadoma, Braille Tátil, Alfabeto Manual Tátil, Comunicação Social Háptica, desenho, entre outras, buscando atender toda e qualquer necessidade das pessoas para frequentar os programas.

     O programa foi criado para atender as necessidades de jovens e adultos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial que não frequentam outros programas, principalmente por falta de profissionais na função de guia-intérprete e instrutores mediadores, que mediam a comunicação e mobilidade dessa população.

 

    As pessoas são selecionadas a partir do contato de hospitais, médicos, escolas e serviços da comunidade que encaminham para realização das oficinas. Em seguida, passam por uma avaliação funcional para levantamento das habilidades e desejos de realização das atividades.

 

 

Oficina Arte em Papel

Oficina de Patchwork/Costura

Oficina de Mosaico

Oficina de Artes Plásticas

Oficina de Comunicação

Oficina de Escrita e leitura (MOVA)

Oficina de Atividades Físicas/Esportivas

Oficina de Auxiliar de Panificação

Oficina de Auxiliar de Culinária